terça-feira, 25 de junho de 2013

"Toda criança faz arte"


Não sei se já contei pra vocês, mas eu a Ju Boza somos pedagogas e fazemos parte da mesma equipe de educadoras em uma escola de educação infantil aqui em Piracicaba/SP, nossa atual cidade. Uma diferença entre eu e ela é que estamos nos dois extremos da educação infantil. 

Eu trabalho com os menores da escola, os pititicos de 2 a 3 anos de idade. São arteiros (o que adoro, confesso), espertos, agitados, curiosos e gostam de experimentar (em todos os sentidos, colocar coisas na boca, pegar, sentir, cheirar...). Já a Ju trabalha com o outro extremo, os maiores da escola, que têm entre 5 e 6 anos. São curiosos, têm mais tempo de concentração, conseguem criar coisas mais elaboradas, se expressam oralmente com maior facilidade (os ouvidos da Jú que os digam), elaboram pensamentos e conceitos sobre algo.

O que une eu e a Ju não são as idades das crianças, mas sim nossa criatividade, vontade de fazer o novo, investigação por novas técnicas, que tudo que trabalhamos tenha sentido para eles e, claro, sejam trabalhos elaborados por eles, com nosso apoio e acabamento (esqueci de dizer que somos beem modestas também). 

Outro elemento que nos une é o Projeto de nossa escola, nomeado "Toda criança faz arte", bastante sugestivo na educação infantil, não? E vocês acham que dá pra não se identificar com um tema desse?

A ideia do primeiro semestre foi trabalharmos inspirados nas obras de artistas que moram em Piracicaba e, a partir daí, desenvolvermos nossas próprias obras, utilizando técnicas diferentes, com materiais diferentes. 

Pensei que teríamos que compartilhar tudo isso e mais um pouco com vocês! Então, aguardem! Pois nos próximos posts, vamos conversar um pouco mais sobre cada obra, artista e nossas técnicas utilizadas. 

Na imagem a cima, apresento alguns dos trabalhos realizados pelos meus pequenos de 2 a 3 anos com meu auxílio. :)

Beijocas!
Carol Hepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Conte-nos o que achou! ;)