sexta-feira, 23 de agosto de 2013

As cem linguagens da criança


As cem linguagens da Criança
(Loris Malaguzzi)

A criança é feita de cem.
A criança tem cem linguagens
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar, 
de jogar, de falar.

Cem, sempre cem
Cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender
Cem mundos para descobrir, 
cem mundos para inventar,
cem mundos para sonhar.
E depois, cem, cem, cem.
Mas roubaram-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem cabeça,
para escutar e de não falar
de compreender sem alegrias,
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal

Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe.
E de cem, roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação, o céu e a terra,
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas
Dizem-lhe: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.

Conheci a página do Facebook "Para Além do Cuidar" e, consequentemente, o Blog deles, onde encontrei o lindo poema "As cem linguagens da criança" de Loris Malaguzzi, que coloquei no início do post e o vídeo sobre a abordagem de Reggio Emilia.

Conheço bem pouco sobre (quase nada pra falar a verdade), mas só de ler o poema e assistir ao vídeo, já fui capaz de sentir um certo desconforto e refletir sobre minha prática e ficar com muita vontade de trabalhar num  desses.

A seguir, partilho o vídeo com vocês, espero que gostem:



E então, acreditamos nas cem linguagens das crianças ou deixamos elas explorarem apenas uma destas cem?

Abraços! 
Carol Hepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Conte-nos o que achou! ;)