sexta-feira, 26 de abril de 2013

Para ler


Minha primeira dica do blog não poderia ser outra. Encontrei este livro na "Biblioteca do professor" da escola onde trabalho e me interessei tanto pelo seu conteúdo que comprei um. É um livro que, na minha opinião, o educador da educação infantil precisa ter em casa.

O livro traz interessantes técnicas de pintura com as crianças pequenas de até dois anos, mas eu já utilizei várias com os pequenos de 2 a 3 anos da minha turma e sei de colegas de trabalho que realizaram técnicas com as crianças maiores.
O conteúdo está recheado de técnicas de pintura, escultura, receitas de tintas, de massinhas, entre outras tantas coisas. É bem ilustrado e a escrita é gostosa de ler.

Este livro traz o importante conceito "É o processo e não o produto". É interessante refletirmos sobre isso, pois, inclusive na educação infantil, mais vale o processo, ou seja, o "experimentar" dos materiais (em alguns momentos experimentar literalmente, para isso as pinturas com corantes alimentícios.), o quão as crianças se desenvolvem neste processo. Do que o produto, em que muita das vezes avaliamos que está "feio", segundo nossos padrões de "beleza". 

Já experimentei algumas técnicas e ainda apresentarei algumas delas à vocês. Mas vale a pena ter um só seu na sua casa ;)

Encontrei para comprar pela internet no site de um hipermercado, mas encontra-se indisponível neste momento. Dei uma pesquisada pra vocês e encontrei neste site aqui. Me parece bem confiável. Também vale a pena procurar nas livrarias ;)


Espero que gostem da dica, depois me contem suas experiências!
Beijoca.
Carol Hepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Conte-nos o que achou! ;)